um filme de quando eu era criança

não sei bem porquê e digo isto a mentir, porque eu sei muito bem porquê: é o meu gosto pela fotografia de filme, é o meu recentemente adquirido gosto pela fotografia de médio formato e o meu gosto por nostalgias e antiguidades. voltando ao primeiro pensamento, não sei bem porquê, mas quando vi este pack de 5 rolos kodak vericolor ii à venda no ebay adicionei imediatamente à minha watchlist.


os dias foram passando e, quando menos esperava, o vendedor estava a fazer uma promoção de -30%. foi a gota de água e comprei o pack. chegou há uns dias e foi direito para o frigorífico, pois ainda estava a terminar um outro. e porque vão os rolos para o frigorífico? resposta rápida: porque assim o diz na embalagem. resposta menos rápida: porque a química mantém-se mais estável a temperaturas baixas.


entretanto, terminei o rolo anterior e decidi experimentar um destes rolos expirados em janeiro de 1995. sei que corro o risco de estarem estragados, mas em princípio apenas estão menos sensíveis dos que a velocidade iso marcada na caixa. vou dar uso à regra de perda de um stop de sensibilidade por década, o que significa que vou usar estes rolos como se fossem iso 25 ao contrário do iso 100 nominal.


pode parecer que vou tirar fotografias tremidas de uma ponta à outra, mas a minha yashica d tem uma velocidade máxima do obturador de apenas 1/500s. assim, estes rolos tornam-se perfeitos para usar em plena luz deste nosso verão solarengo. o rolo já está na câmara obscura da yashica e espero partilhar os resultados em breve.


e vocês? acham que isto tudo é coisa do passado?

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Enviar um comentário

nas bocas do mundo

Com tecnologia do Blogger.